domingo, 7 de dezembro de 2008

PRIORIDADES PARA BLUMENAU

Estive em Blumenau para apoiar a JCI local na tarefa de pensar em soluções para as tantas prioridades, para entender como foi e o que aconteceu por la, escrevo:

- estivemos na Vila Germânica acompanhando a chegada dos caminhões com doaçoes, ajudamos descarregar 2 caminhões no periodo de 3 horas. No lado de fora mais 17 caminhões aguardavam para atracar. A previsão no fim de semana de 5 a 7 de Dez. é que deveriam chega mais uns 130 caminhões. Nesse ritmo então precisarão de 195 horas , ou cerca de 8 dias para que todos sejam descarregados. Porque a demora?, simples as doaçoes chegam de forma desorganizada, não são paletizadas, não estão separadas por "alimentos", "roupas", "remedios", "agua"... vem tudo misturado. O trabalho para separar tudo é imenso.

- a Vila já esta super lotada, over, não cabe mais nada lá dentro, em 4 dias de donativos ja não tinha mais aonde guardar e estocar mais nada, e não tem outros locais disponíveis para isso. Por isso que os meio de comunicação foram informados para divulgar que não se enviem mais donativos. De Janeiro em diante todos os meses tem feiras e eventos agendados para aquele espaço, será necessário remover todos os donativos de enviar para outro local ( não se sabe aonde) ou cancelar as Feiras, e as Feiras são o oxigenio, via turismo, para toda a região. Se correr o bixo pega .... se ficar....
- existem 60 e poucos abrigos para os desabrigados, que são na maioria as escolas publicas. As aulas recomeçam em Fevereiro, como fazer para que o ano letivo não seja comprometido. Aonde irão colocar essas pessoas. Não dá tempo para construir casas para essas pessoas, como começar as aulas se as salas viraram dormitórios?. São necessários cerca de 8.000 residencias, o custo médio de casa popular esta em R$ 15k cada, ou R$ 120kk para construir todas, sem considerar nesse custo a infra-estrutura de agua, luz e esgoto sanitário. Um cadastro de qualificação profissional dessas pessoas poderia ajudar muito na hora de contratar para as construções, ainda não se fez isso.
- falta mão de obra de voluntários, notíciado pelos jornais locais, me perguntei se não poderiam usar a mão de obra dos desabrigados?, até agora ninguém me respondeu. Tem gente que disse o seguinte: "se eu soubesse que voce estava disponivel tinha te chamado para ir limpar minha casa"!!! Pasmen.
- li no jornal local: " a defesa civil já recebeu cerca de X milhões em doações, e ja comprou cerca de 450 mil em alimentos não pereciveis para os desabrigados", não entendeu?.... é seguinte, porque gastar com isso que é o que mais tem sobrando no estoque da Villa Germânica??? , vai gastar mal assim o dinheiro.
- os alimentos estocados na Villa tem que durar por cerca de 8 a 12 meses no atendimento da população, mas ainda não se tem idéia de quantidade de água, comida e remédios se tem lá, será que vai ser suficiente?

O dilema humano de aliviar a alma ajudando os outros esta em jogo, todo mundo busca esse prazer de dever cumprido, não da para dizer para as pessoas que parem de ajudar, elas fazem isso por necessidade.

Fica dificil ajudar nessa situação de sinuca de bico. Mesmo a JCI esta empenhada em ajudar na fiscalização do dinheiro doado e na solução dos problemas acima.
Salve Blumenau, be better!