quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ate que enfim... Empreendedorismo nas escolas! Ave Cezar!

Quando fundamos a Aje Rio, Assoc de Jovens Empreendedores da Cidade do Rio de Janeiro em 1995, nossa primeira preocupação foi que o ambiente para empreender era inóspito no Rio. A começar pela burocracia de conseguir o alvará da própria AJE, que mesmo tendo como um dos seus padrinhos o estimado ex-vice Prefeito do Rio, Gilberto Ramos, não conseguimos o alvará antes de 6 meses. Isso que era sem fins lucrativos. O outro padrinho foi o Jorge Gerdau Johannpeter.

Na época, foram fundadores comigo o Carlos Werneck (Hotel Marina), Oskar Metsavaht e Leonardo Metsavaht (Osklen), Rodrigo Franco Protasio (JLT Brokers), Carlos Ramos (Telmart), Esmerino Arruda Jr(RenTv), Sandro Shuback(Morar mais, por Menos), Marcos e Marcelo Carvalho (ANCAR), Adriano Dantas (DPP Affinitty), Eduardo Dadado (LG Produtora) e Leonardo Rzezinski, Marcos Mota e Bichara Abidao Neto(hoje sócios e Advogados Associados), também a Rio Jr Fed de Empresas Jr do Rio, tem mais amigos... A lista era grande...
A palavra empreendedorismo não era um termo comum, você abria o jornal não encontrava nenhuma citação no ano de 95.
Realizamos muitos eventos, o mais relevante foi o Forum do Sucesso com apoio da Firjan , no Teatro do SESI lotado, e na pessoa do Dr Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, onde reconhecemos os empreendedores de destaque a época, Dr Arthur Sendas e Alexandre Acyoli, duas gerações distantes e impactantes.
Sempre nos preocupou e batemos nessa tecla junto as secretarias de Educacao, o Ensino do Empreendedorismo nas escolas, acreditávamos que a base da sociedade humana se deu por conta dessa atitude empreendedora do homem desde as cavernas.
Depois, na Gestao do Alexandre Fernandes já como CONJOVE ACRJ, criamos um documento proposta nesse sentido, elaborando todas as razões para colocar Empreendedorismo nas escolas Brasileiras. Éramos então tachados de malucos e não de visionários. O Conselho Nacional de Educacao formado por "Jovens" (hahahah) caqueticos, rechaçou totalmente nossa proposta.
Mesmo assim, protocolamos a mesma no senado federal no gabinete do ACM entre outros senadores, e diversos Dep Federais, sem falar no Min da Educação.
Ja fazem 18 anos que estamos nessa luta, e somente agora eh anunciado que se deu um passo nesse sentido. Vide link no fim desse artigo.

Esse eh um belo exemplo de duas coisas, primeiro que persistência eh a base do sucesso mais que inteligência, e segundo de que o Brasil tem mais sorte que juízo, mesmo com essa paquidermica lentidão de decisões, o pais esta sobrevivendo. A um custo altíssimo.
Se tivéssemos sido ouvidos há mais tempo estaríamos de igual para igual no universo de Startups mundial.
Estamos so(??) 20 anos atrasados.
Por isso somos pouco competitivos.

Não somos um pais que a sociedade civil eh ativa e esta a frente das questões centrais e importantes, somos um pais, ainda, que a população espera que os Governos pensem por elas e resolvam tudo.
Um exemplo claro eh o Rio de Janeiro, os Cariocas nunca amaram o Rio tanto como agora, mas somente depois que o reconhecimento veio de fora, com Copa do Mundo e Olimpíadas, os cariocas agora Amam o Rio, estão unidos como nunca para fazer a cidade deles ser a mais bacana do Brasil.
Hoje num Shopping do Rio me deparei com uma campanha bacana, "Rio Eu Amo Eu Cuido", de empresários amigos do Rio, anônimos, que estão se reunindo periodicamente para agitar o Take Care dos cariocas.

Mas demorou, em 95, quando eu falava nas reuniões que miséria e violência não combinava com a cidade, e que isso so existia por falta de educacao formal, que tínhamos de nos posicionar a respeito, fui visto como maluco beleza. Ninguém entendia o meu discurso.

Eduardo Paes e Índio da Costa ambos, tiveram quando se lançaram candidatos todo nosso apoio, discutiram conosco suas plataformas a vereador, e os levamos as casas de amigos e familiares para mostrarem suas ideias, hoje eles sao referência, e Educacao esta no centro.
Nosso grupo não era visionário, na verdade éramos mais reacionários, mas tinha a base verdadeira de uma visão do coletivo, de abraçar causas, de fazer acontecer independente de governos.
Agradeço a todos esses amigos e nossos mestres Gilberto Ramos (in memorium) e Jorge Gerdau pelo apoio e pelas palavras que nos elevaram o espírito empreendedor e nossas atitudes pela liberdade e pela democracia.

Empreender eh a base da sociedade humana, seja bem vinda a iniciativa. Ate que enfim.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/educacao-empreendedora-avanca-nas-escolas-brasileiras?page=1

Tulio Severo Jr via BlackBerry® TIM

Nenhum comentário: