terça-feira, 6 de novembro de 2007

A CIDADE DOS ÔNIBUS VAZIOS

Outro dia estava caminhando na Av.Presidente Vargas ( centro do RJ ), voltando de uma reunião ás 18hs quando me dei conta que o Rio é uma cidade de ônibus vazios.
Tem alguma coisa errada com esses empresários, ou tem alguma coisa errada com a prefeitura. Mesmo na hora do maior engarrafamento diário, horario do famoso "rush", se voce observar bem, 80% dos onibus não tem nem 20% de ocupação. Isso mesmo, estão vazios.
Passei a observar isso em todo lugar que ando agora, isso vale para qualquer parte da cidade em qualquer horario do dia.
Pergunta que não quer calar: Quem ganha dinheiro com ônibus vazio?
Será que são necessários tantos ônibus circulando vazios?
Na mesma linha, no Jardim Botanico, fazendo trajetos semelhantes, chegam a passar 3, 4 carros vazios, um atras do outro sem pegar um passageiro nas paradas. Porque?
Que as empresas de ônibus servem pra esquentar dinheiro ilicito a gente ja sabe, afinal ninguém fiscaliza catraca, mas isso é um escândalo.
Observem e me digam se eu estou errado. A cidade poderia ter um transito muito mais tranquilo, mas parece que tem tanto dinheiro pra esquentar que só botando mais ônibus na Rua. Fico imaginando a contabilidade dessas empresas, devem lançar assentos lotados 24 horas por dia. Deve ser por isso que as empresas de onibus são as maiores doadoras de campanhas politicas, ta explicado!

2 comentários:

Giovani Miguez, filosofante disse...

É... talvez tenha esse lado! Mas por outro, um que interessa tambem aos políticos - ou seja, voto - há o problema de reduzi os ônibus e enfrentar a fúria das massas que depositarão na conta do senhor prefeito. As passagens de ônibus são calculadas através de uma planilha específica e, se há ou não viabilidade nesses carros vazios, dependeria de uma análise na planilha utilizada na cidade do rio. Mas, sua visão faz todo o sentido!

Nasim disse...

É realmente o Sr.Tulio está intrigado com algo que todos já sabemos há décadas neste Estado : que é o Monopolio de algumas linhas em diversos bairros do RJ , enquanto sobram ônibus na Zona Sul , não existem nenhum na Zona Norte e Oeste com Integrações e Linhas Amarela e Vermelha a todo instante...Nós ficamos ilhados utilizando os transportes alternativos ...