domingo, 24 de março de 2013

Empresario de si proprio

Em tempo de grandes mudanças, as organizações estão se deparando com um fluxo de concorrencias nunca imaginadas, decorrentes da globalização e da inovação, mas não é só esse o desafio, o perfil dos profissionais tambem mudou, agora se faz necessario contratar pessoas dentro de projetos para trabalhar por resultados e os profissionais passam a atuar como empresários de si próprios.

Uma nova era em gestao de empresas e de pessoas esta emergindo. Não é nenhuma novidade no mundo high- tech, mas agora esta acontecendo tambem dentro das empresas não digitais.
A geraçao atual na faixa de 20 e poucos quer novos desafios, cerca de 50% do formandos desejam abrir uma empresa propria, mas isso exige que esses novos profissionais cultivem uma visao empreendedora que as universidadese nem sempre sabem ensinar.

Mas não é apenas empreender dentro de uma organização, existe uma necessidade de se engajar em empreendimentos advindos de novas ideias, de participar de projetos e atuar de forma pro-ativa para faze-los acontecer e gerar resultados.

Fica claro que as relaçoes de trabalho estao mudando, as pessoas querem desafios de construir algo que esteja proximo de seu dia a dia e nao apenas se sentirem parte de uma grande maquina a qual elas nao percebem o efetivo andamento, as pessoas nao querem mas sentir aquela angustia de nao saber se a bola entrou no gol ou não, elas querem se sentir donas, querem ver os resultados.

Alem disso, trata- se de um novo processo de relacionamento entre as pessoas, aonde a competiçao por resultados para a empresa sao substituidos por resultados dos projetos, onde é preciso a maxima cooperação, trocar o medo por quem das as "ordens" pela confiança em quem lidera, trocar a competiçao isolada por colaboraçao e a coevolução entre as pessoas.

A busca é pelo brilho de cada um e o resgate de nossos valores de uma aldeia humana, a busca é pela valorização do trabalho em grupo, pelo reconhecimento que cada um traz consigo valores e qualidades que sao complementares ao todo.

As empresas que irao liderar as proximas decadas precisam se adpatar hoje, caem por terra os CEOs em suas salas no topo do predio e entram em cena lideres que reconhecem as dezenas de lideranças situacionais e dinamicas que ativam pequenos e focados negocios que sao parte de um grande organismo empreendedor.


Antonio Tulio Severo Jr ( IPad )

Nenhum comentário: